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2+2=5?

Óbvio que

\textbf{16-36=25-45}

Somando-se \frac{81}{4} em ambos os lados dessa igualdade, temos

(1) \mathbf{16-36+\frac{81}{4}=25-45+\frac{81}{4}}

Como 16-36+\frac{81}{4}=\left(4-\frac{9}{2}\right)^2 e 25-45+\frac{81}{4}=\left(5-\frac{9}{2}\right)^2, pela igualdade (1), temos

\mathbf{\left(4-\frac{9}{2}\right)^2=\left(5-\frac{9}{2}\right)^2},

Extraindo a raiz quadrada das expressões de ambos os lados dessa equação, obtemos

\mathbf{4-\frac{9}{2}=5-\frac{9}{2}}

Somando 9/2 aos dois lados da igualdade acima chegamos a

(3) \textbf{4=5}

Como 4=2+2 então

(4) \textit{\textbf{2+2=5}}

e assim mostramos o que queríamos

Subtraindo 2 em ambos os lados da equação (3) chegamos a conclusão também que 2=3 e subtraindo 4 concluimos que 1=0

Nota: Lógico que as igualdades obtidas anteriormente são falsas. Nosso processo de demonstração contém erros. Encontre estes erros. Tire outras conclusões a partir das equações (3) e (4)

Veja mais em Curiosidades/Absurdos Matemáticos

  1. Estudante
    02/05/2011 às 17:55

    Caro professor.

    Sabe o que realmente falta nas suas aulas.
    Absolutamente NADA! Repito nas suas aulas não falta NADA. Com relação a sua pessoa!
    O que falta é a maioria dos alunos tomarem vergonha na cara e enfiá-la nos livros.

    Deixar a preguiça de lado e estudar. Mas eu me refiro a estudar de verdade e não simplesmente brincar ou fingir de estudar.

    Muitos reclamam de barriga cheia.
    Não sei o Sr. já percebeu mas quem mais reclama, são aqueles que menos fazem.
    Portanto, venho aq dizer-lhe que não se preocupe. Siga em frente com a sua metodologia de ensino.

    Obrigado!

    • 03/05/2011 às 3:34

      Obrigado!
      É bom saber que existe aluno que tem esta consciência.
      Infelizmente a maioria dos alunos apenas pensam no hoje, querem conseguir nota alta sem menor esforço e pensam que o futuro se constrói simplesmente sendo aprovado ao final do ano. Outros pensam que ao estudar estão fazendo um favor para o professor. No futuro irão perceber que poderiam aproveitar as oportunidades que tiveram e como o “tempo não pára” e nem volta, então o arrependimento será a marca mais forte a prevalecer.
      Felizmente, ainda existem alunos que se dedicam e almejam galgar patamares dignos do seu esforço e isso é o que torna o nosso trabalho valorizado.
      Bom estudo e sucesso!

  1. 15/05/2011 às 13:22

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