Início > Destaques > Google Homenageia Mulher da Matemática

Google Homenageia Mulher da Matemática

O Google hoje está homenageando Maria Gaetana Agnesi (https://www.google.com.br/), filósofa e matemática italiana, que nasceu em Milão em 1718 e faleceu em 1899 também em Milão. Em 1750 o Papa Bento XIV a nomeou para a cadeira de matemática e filosofia natural na Universidade de Bolonha. No entanto, ela nunca lecionou lá.

Em seus 81 anos Agnesi deu grandes contribuições a Matemática e é reconhecida como tendo escrito e tratado, simultaneamente, o cálculo diferencial e integral, e por ter sido a primeira mulher nomeada como professora de matemática numa universidade. 

 

O  que a tornou notável, principalmente, foi o seu compêndio profundo e claro de análise algébrica e infinitesimal na obra “Instituzioni Analitiche” (Instituições Analíticas), traduzida para o inglês e para o francês. Durante uma década, Agnesi escreveu uma obra de dois volumes; o primeiro deles, com mais de mil páginas tratava de aritmética, álgebra, trigonometria, geometria analítica e cálculo. O segundo abrangia equações diferenciais. Foi a primeira obra que uniu as ideias deIsaac Newton e de Gottfried Leibniz 2 . É dela também a autoria da chamada “curva de Agnesi”. Faleceu numa instituição para idosos, em Milão, chamada Pio Albergo Trivulzio.

 

 

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: