Início > Destaques > Google Homenageia Matemático George Boole

Google Homenageia Matemático George Boole

O google destaca hoje dia 2 de Novembro o 200º aniversário do nascimento de George Boole com um doodle baseado na álgebra booleana (criada pelo próprio) fundamental para o desenvolvimento da computação moderna.

A lógica de 1 (verdadeiro) e 0 (falso) está presente em quase todas as linguagens de programação. É habitual o google homenagear este tipo de personalidades com um doodle sendo neste caso, George Boole reconhecido como o pai da “era da informação”.

Nesta homenagem prestada pelo google, as luzes da palavra google no motor de busca acendem ou apagam segundo a lógica de George Boole. Vejamos:

george-booles-200th-birthday-5636122663190528.2-hp

No primeiro exemplo (imagem acima) logo quando se abre o google o “x” e o “y” (dentro dos circulos pretos) estão a aparecer, logo, acende o primeiro “G” (x and Y) e o segundo “o” (x or y).

Porque não acende o primeiro “o” (x XOR y) ?

Não acende porque se trata de uma disjunção exclusiva isto é, se e só se 1 dos operandos for verdadeiro (entenda-se x por um operando e y por outro operando).

Ora , está o x e o y a aparecer logo são ambos verdadeiros (logo dá falso, como disse atrás, se e se só 1 for verdadeiro, neste caso ambos são verdadeiros). Logo o primeiro “o” não acende.

Mais um exemplo da lógica do doodle:

googledoodle4.JPG

Quando o y não aparece a letra “l” ascente (pois estar relacionada ao operador lógico Not y) e quando o x não aparece a letra “e” ascente (pois estar relacionada ao operador lógico Not x)

No exemploa cima, acende o “l” e o “e”. Porque diz not y e not x respetivamente.

George_Boole.jpg

George Boole (Lincoln, 2 de novembro de 1815 — Ballintemple, 8 de dezembro de 1864) foi um matemático e filósofo britânico autodidata , criador da álgebra booleana, fundamental para o desenvolvimento da computação moderna. O termo “álgebra booliana” é uma homenagem a George Boole.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: