Início > Informativo > Como calcular a média do Enem?

Como calcular a média do Enem?

Essa pergunta é bem simples de responder, mas pode ser complexa dependendo do por que se quer calcular a média das notas do Enem. A média simples é calculada somando as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco. A complexa é quando uma universidade estabelece peso para cada uma das provas, assim a média seria a soma das cinco notas dividida pela soma dos pesos.

ATENÇÃO: os pesos estão nos sites das universidades, no edital de adesão ao SiSU ou no edital do vestibular. Para ProUni e Fies coloque peso 1 em todas as provas.

A média simples é usada no Programa Universidade para Todos (ProUni) e na maioria dos vestibulares e processos seletivos feitos através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No caso do ProUni, para concorrer às bolsas de estudo é preciso que a média seja pelo menos de 450 pontos, sem que a redação seja zerada, além dos pré-requisitos de renda. Algumas instituições de ensino, como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estabelecem pesos para cada uma das provas do Enem, que podem variar até de acordo com o curso. Por exemplo, a prova de Matemática pode ter peso maior para um curso de exatas e menor para um de humanas.

Para fins de comparação, a média nacional do Enem é cerca de 500 pontos. Dúvidas sobre como é feito o cálculo das notas do Enem podem ser respondidas aqui.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: