Exercícios de Intervalos Reais
Gabarito das Questões
Questão 1:
1. ]1; 2] ∪ 2; 3[ = ]1; 3[
2. ]1; 5[ ∪ [4; 10] = (1; 10]
3. [0; 1[ ∪ [1; 2] = [0; 2]
4. [10; 15] ∪ [5; 8] = [5; 15]
5. [5; 8[ ∪ [3; 10] = [3; 10]
6. ](1; 2] ∩ [2; 3[ = ]2,2] ou {2}
7. ]4; 10] ∩ [1; 5] = [4; 5]
8. [0; 1[ ∩ [1; 2] = {1}
9. [10; 15] ∩ [5; 8] = [5; 8]
10. [5; 8[ ∩ [3; 10] = [3; 8]
11. ]-∞; 2] ∪ [2; 3[ = ]-∞; 3)
12. ]1; 5[ ∪ ]-∞; 10] = ]-∞; 10]
13. [0; 1[ ∪ [1; ∞[ = [0; ∞)
14. [10; ∞[ ∪ [5; 8] = [5; ∞)
15. ]-∞; 8[ ∪ [10; ∞[ = ]-∞; ∞)
16. ]-∞; 2] ∩ [2; 3[ = {2}
17. ]4; ∞[ ∩ [1; 5] = [4; 5]
18. [0; 1[ ∩ ]-∞; 2] = [0,1[
19. [10; 15] ∩ [5; ∞[ = [10; 15]
Questão 2. Represente os conjuntos abaixo sob a forma de intervalo:
a) {x ∈ R | 1 < x < 2} = (1; 2)
b) {x ∈ R | -2 ≤ x ≤ 4} = [-2; 4]
c) {x ∈ R | x > -3} = ]-3; ∞)
d) {x ∈ R | x ≤ 5} = [-∞; 5]
e) {x ∈ R | x < -1 ou x > 1} = (∪ -∞; -1) ∪ (1; ∞)
Questão 3. Determine o elemento máximo e o elemento mínimo de cada conjunto:
Elemento mínimo de A: 3
Elemento máximo de A: 4
Questão 4.
Elemento mínimo de B: 1
Elemento máximo de B: 8
Questão 5
a) A ∪ D = [-6, 7[
b) A ∩ B= [-2, 4[
c) A ∩ C= ]1, 4[
Questão 6:
a) [-2, 3]
O intervalo [-2, 3] inclui todos os números entre -2 e 3, inclusive.
Representação em conjunto: {x | -2< x < 3}
Se considerássemos apenas os números naturais, teríamos: {-2, -1, 0, 1, 2, 3}
b) ]0, 4]
O intervalo ]0, 4[ inclui todos os números entre 0 e 4, mas não inclui 0 e 4.
Representação em conjunto: {x | 0 < x < 4}
c) ]-∞, -8]
O intervalo ]-∞, -8] inclui todos os números menores que -8.
Representação em conjunto: {x | x < -8}
Continuaremos em breve. Se quiser, envie suas respostas que colocaremos os créditos.
Não tem gabarito???????? Já resolvi tudo mas queria saber se estão certas ou erradas as minhas respostas….
Boa tarde, alguém poderia me explicar mais detalhadamente a questão 8? Se possível ajudar com o gabarito.
Ótimos exercícios, mas o gabarito fez falta …
Estou com dúvida em relação ao item 3. da questão 1.
Olá, bom dia
eu estou com duvida na questão 1, alínea 18, alguém entendeu?
Represente os dois intervalos na reta numérica que facilita a visualização.
Olá alguém poderia me explicar a 9. Da número 1???
São conjuntos disjuntos, portanto sua intersecção é vazia.
Nao será necessário folgar separada né?
Não entendir sua pergunta Erick: folgar separada?
Na pergunta 1 alínea 9 qual é a resposta?
Gostei dos exercícios , e ruim porque não tem gabarito
Muito bons os exercício, explorando também o limite inferior e superior dos intervalos.
att.
Prof. Paulo
Deveria ter um gabarito
Sim
Site ótimo. Gostei demais
Olá gostaria do gabarito do exercício! Para estudar. Para ter certeza de que esta correto ou não.
Olá gostaria do gabarito do exercicio! Para estudar. Eu fiz todas mas tenho duvidas sobre as respostas!
alguem pode me expllicar a B da 1 questao?
To fazendo mais parece que nao consegui chegar a um resultado correto
É um intervalo aberto em 1 e fechado em 10.
Foi isso que encontrou?
Outra coisa: “mais” é adição. O correto é …”mas” parece que….
Isso dai professora
tem como enviar os exercicios resolvidos?
na questão 1 da forma mais simples é sobre intervalos real,ou reta real?
Em forma de intervalo Gustavo. Na verdade é para resolver as operações.
Intervalo
Na questão 3, é intervalo? Está representado só com , ao invés de ;
Sim, intervalos são subconjuntos dos números reais. Então procure responder como conjunto.