Unidades do Sistema Internacional de Unidades

Além dos exemplos de unidades derivadas sem nomes especiais que constam desta Tabela, estão também compreendidas no SI todas as unidades derivadas que se formarem mediante combinações adequadas de unidades SI.

Grandezas

Unidades

Nome

Símbolo

Definição

Observações

Unidades Geométricas e Mecânicas

Comprimento metro m Metro é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo Unidade de Base – definição adotada pela 17ª Conferência Geral de Pesos e Medidas de 1983.
Área metro
quadrado
m2 Área de um quadrado cujo lado tem 1 metro de comprimento
Volume metro
cúbico
m3 Volume de um cubo cuja aresta tem 1 metro de comprimento
Ângulo plano radiano rad Ângulo central que subtende um arco de círculo de comprimento igual ao do respectivo raio.
Ângulo sólido esterra-
diano
sr Ângulo sólido que, tendo vértice no centro de uma esfera, subtende na superfície uma área igual ao quadrado do raio da esfera.
Tempo segundo s Duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133 Unidade de Base – definição ratificada pela 13ª CGPM/1967.
Freqüência hertz Hz Freqüência de um fenômeno periódico cujo período é de 1 segundo.
Velocidade metro por segundo m/s Velocidade de um móvel que em movimento uniforme, percorre a distância de 1 metro em 1 segundo.
Velocidade angular radiano por segundo rad/s Velocidade angular de um móvel que, em movimento de rotação uniforme, descreve 1 radiano em 1 segundo
Aceleração metro por segundo, por segundo m/s2 Aceleração de um móvel em movimento retilíneo uniformemente variado, cuja velocidade varia de 1 metro por segundo em 1 segundo
Aceleração angular radiano por segundo, por segundo rad/s2 Aceleração angular de um móvel em movimento de rotação uniformemente variado, cuja velocidade angular varia de 1 radiano por segundo em 1 segundo
Massa quilograma kg Massa do protótipo internacional do quilograma 1) Unidade de Base – definição ratificada pela 3ª CGPM/1901.
2) Esse protótipo é conservado no Bureau Internacional de Pesos e Medidas em Sèvres na França.
Massa específica quilograma por metro cúbico kg/m3 Massa específica de um corpo homogêneo, em que um volume igual a 1 metro cúbico contém massa igual a 1 quilograma.
Vazão metro cúbico por segundo m3/s Vazão de um fluido que, em regime permanente através de uma superfície determinada, escoa o volume de 1 metro cúbico do fluído em 1 segundo.
Fluxo de massa quilograma por segundo kg/s Fluxo de massa de um material que, em regime permanente através de uma superfície determinada, escoa a massa de 1 quilograma do material em 1 segundo. Esta grandeza é designada pelo nome do material cujo escoamento está sendo considerado (por exemplo fluxo de vapor).
Momento de inércia quilograma-metro quadrado kg.m2 Momento de inércia, em relação a um eixo de um ponto material de massa igual a 1 quilograma, distante 1 metro do eixo.
Momento linear quilograma-metro por segundo kg.m/s Momento linear de um corpo de massa igual a 1 quilograma que se desloca com velocidade de 1 metro por segundo. Esta grandeza é também chamadaquantidade de movimento linear.
Momento angular quilograma-metro quadrado por segundo kg.m2/s Momento angular em relação a um eixo, de um corpo que gira em torno desse eixo com velocidade angular uniforme de 1 radiano por segundo, e cujo momento de inércia, em relação ao mesmo eixo, é de 1 quilograma-metro quadrado. Esta grandeza é também chamadaquantidade de movimento angular.
Quantidade de matéria mol mol Quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 0,012 quilograma de carbono 12. 1) Unidade de Base – definição ratificada pela 14ª CGPM/1971.
2) Quando se utiliza o mol, as entidades elementares devem ser especificadas, podendo ser átomos, moléculas, íons, elétrons ou outras partículas, bem como agrupamentos especificados de tais partículas.
Força newton N Força que comunica a massa de 1 quilograma à aceleração de 1 metro por segundo, por segundo.
Momento de uma força, Torque newton-
metro
N.m Momento de uma força de 1 newton, em relação a um ponto distante 1 metro de sua linha de ação.
Pressão pascal Pa Pressão exercida por uma força de 1 newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção da força. Pascal é também unidade de tensão mecânica (tração, compressão, cisalhamento, tensão tangencial e suas combinações).
Viscosidade dinâmica pascal-
segundo
Pa.s Viscosidade dinâmica de um fluido que se escoa de forma tal que sua velocidade varia de 1 metro por segundo, por metro de afastamento na direção perpendicular ao plano de deslizamento, quando a tensão tangencial ao longo desse plano é constante e igual a 1 pascal.
Trabalho, Energia, Quantidade de calor joule J Trabalho realizado por uma força constante de 1 newton que desloca seu ponto de aplicação de 1 metro na sua direção.
Potência, Fluxo de energia watt W Potência desenvolvida quando se realiza, de maneira contínua e uniforme, o trabalho de 1 joule em 1 segundo.
Densidade de fluxo de energia watt por metro quadrado W/m2 Densidade de um fluxo de energia uniforme de 1 watt, através de uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção de propagação da energia.

 

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: