Equação Exponencial

Para termos uma equação devemos ter uma igualdade, ou seja, “alguma coisa igualada à outra”.

E para ser equação exponencial devemos ter uma igualdade que tenha uma variável (normalmente x) colocada no expoente (potência). Para resolvê-las utilizamos métodos que se valem das propriedades que acabamos de estudar.

Não existe uma fórmula mágica para resolução de equações exponenciais, existe um objetivo a ser alcançado. Quando nos deparamos com uma equação exponencial devemos procurar um método de IGUALAR AS BASES de ambos os lados da igualdade. Isso mesmo, o objetivo é esse IGUALAR AS BASES. Veja abaixo vários exemplos resolvidos.

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Esta é a nossa equação exponencial. Temos uma igualdade e veja que sua variável (x) está como expoente do termo à esquerda desta igualdade.
Bom, o nosso objetivo é igualar as bases, vamos fatorar ambos os lados:

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O lado esquerdo já estava fatorado. Agora temos os dois lados com a mesma base. Chegamos ao objetivo. Agora devemos “CORTAR” as bases de ambos os lados.

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Pronto, com as bases “cortadas” mantemos os expoentes e calculamos uma equação do primeiro grau.

x=2

Esta é a solução!!

Vejam agora um exemplo um pouquinho mais difícil:

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O nosso objetivo é sempre o mesmo, igualar as bases. Vamos fatorar ambos os lados.

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Temos agora que utilizar as propriedade de potenciação

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Pronto, estamos com as bases iguais. Vamos cortar e resolver a equação do primeiro grau novamente.

2x-2=5

Aplicando as propriedades operatórias.

2x=5+2
2x=7
x=7/2

Esta é a solução

Vamos aumentar mais uma vez o nível.

expo7.gif (1238 bytes)

Novamente começamos fatorando.

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Para igualar as bases, vamos aplicar as propriedades de potenciação e radiciação.

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Com as bases iguais vamos operar os expoentes

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Esta é a nossa solução x=4

Mais um exemplo um pouco mais difícil.

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Este exemplo é um pouco mais difícil pois tem um expoento no expoente. Note que teremos que igualar as bases duas vezes. Preste atenção. Vamos fatorar

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Agora podemos cortar as bases. Sobram os expoentes.

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Temos outra equação exponencial. Novamente vamos fatorar e igualar as bases.

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Corta-se as bases.

x+1=2
x=2-1
x=1

Esta é a nossa solução, x=1

Novamente vamos aumentar a dificuldade:

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Como sempre, vamos fatorar.

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Vamos aplicar as propriedades operatórias de potenciação para multiplicação e divisão de mesma base.

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Pronto, objetivo alcançado. Cortando…

8x-7=x-3
8x-x=7-3
7x=4
x=4/7

Esta é a solução

Agora com mais raízes.

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Esta parece ser bem mais difícil, né?? Mas a dificuldade é a mesma, você precisa ter os mesmo conhecimentos para resolve-la. As bases já estão definidas, vai ser 2. O que devemos fazer é transformar o lado esquerdo em uma única raiz usando as propriedades de radiciação. Vamos primeiro trabalhar no 2 mais de dentro.

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Agora é só fazer a multiplicação de potências de mesma base.

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Uma raiz já foi. Vamos fazer a mesma coisa com as outras.

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Mais uma vez para matar a última raiz.

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Bases iguais, corta-las…

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Agora é só operar e isolar “x”.

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Esta é a nossa solução.

Veja uma que precisa de Bhaskara para resolver:

expo25.gif (958 bytes)

Precisamos igualar as bases mas nenhum dos lados da igualdade pode ser fatorado. Iremos usar uma propriedade que aprendemos na lição passada: qualquer número elevado na potência zero vale 1 (Xo=1). Então o lado direito da igualdade pode ser 3o.

expo26.gif (978 bytes)

Agora com as bases igualadas vamos corta-las.

x2-x-6=0

Agora é uma equação do segundo grau. Aplicando Bhaskara achamos suas raízes.

{-2 e 3}

Esta é a solução, “x” pode ser qualquer um destes valores.

Última agora

3·2x+3=192

A única diferença deste exemplo é que antes de fatorar para tentar igualar as bases temos que “passar” o três que está multiplicando para o lado direito dividindo.

2x+3=192/3

Efetuando o cálculo

2x+3=64

Agora sim!!! Fatoramos para igualar as bases.

2x+3=26

Cortando…

x+3=6
x=6-3
x=3

Esta é a nossa solução.

Existem alguns tipos de equações exponenciais que necessitam de uma outra forma de resolução. Veja o exemplo:

2·22x-6·2x-8=0

Se quiséssemos simplesmente igualar as bases, não conseguiríamos (tente você), pois aquele número 8 está atrapalhando.

Para resolver esta questão temos que usar uma nova técnica. Esta técnica consiste em trocar a variável (calma lá, vou explicar direirtinho).

Esta equação pode ser escrita da seguinte forma sem perder seu valor:

2·(2x)2-6·2x-8=0

Agora que entra a nova técnica. Vamos substituir o valor de “2x pela variável “y” criada por nós. Veja como fica:

2x = y

2y2 – 6y – 8 = 0

Veja que caímos em uma equação do segundo grau.

Calculando as raízes por Bhaskara achamos y=4 e y=-1.

Atenção: aqui temos um pega-ratão, tem que ficar esperto! Estes valores (4 e -1) não são as respostas do problema, pois são os valores de “y“, a variável que nós criamos.

O problema pede os valores de “x”. Para acharmos os valores de “x” devemos calcular a igualdade2x=y com os valores de “y” que calculamos:

y = 2x4 = 2x2= 2xx = 2 y = 2x-1 = 2xEsta resposta não existe, pois não há nenhum expoente que possamos elevar o 2 e dê um resultado negativo, no caso -1.

Portanto, a resposta é x=2


Tente resolver o próximo, depois veja a resolução abaixo (Gabarito é letra “D”).

1)(PUC-RS) A soma das raízes da equação fexpo1.gif (1102 bytes) é

    (A) 10
(B) 8
(C) 4
(D) 2
(E) 1

Primeiro vamos organizar a equação de modo que fique mais fácil fazer a troca de variável:

fexpo2.gif (1224 bytes)

Agora está pronta para trocar. Vamos dizer que 4x=y , trocando:

fexpo3.gif (1510 bytes)

Aí está a equação do segundo grau que devemos calcular, mas antes vamos arrumá-la: tirar MMC …

fexpo4.gif (1224 bytes)

Aplicando Bhaskara achamos as raízes {2 e 8} , olha o pega ratão!!! Estes são os valores de “y” , e o problema pede a soma dos valores de “x” , não vá marcar letra “A” . Para achar os valores de “x” devemos substituir o “y” na equação 4x=y que criamos no início:

4x=y
4x=2
22x=2
2x=1

x=1/2

4x=y
4x=8
4x=23
22x=23
2x=3

x=3/2

Estas são as duas respostas, como o problema pede a soma:

1/2 + 3/2 = 4/2 = 2

Resposta certa letra “D”.

Refaça tais exemplos no seu caderno. No livro de Iezzi, vol. 2 (tem na Biblioteca do IFBA) tem outros exemplos semelhantes.

Nos link abaixo, você encontra mais resoluções de equações exponenciais:

Exercícios de Equações Exponenciais I


  1. Andre Dias
    23/09/2017 às 13:30

    muito bom mesmo….

  2. Henrique
    03/07/2015 às 4:41

    Muito bacana.

  3. Renato José Araujo Dos Santos
    03/06/2014 às 1:07

    me perdoe, pois gostaria que me explicasse como se resolve esta equação 2 elevado à dois x menos 9.2elevado à x+8=0 e a outra seria 10.2 elevado à x+3=10. não sei se fui bem explicito, quanto a minha duvida, se puder me ajudar , agradeço de coração, valeu ..

  4. 10/05/2014 às 2:49

    amigo muito boa suas explicações,realmente aprendi bastante, apenas não entendi e olha que procurei em todos os site principalmente nas propriedades das radiciação e não conseguir uma maneira de entender o sexto exercicio o de raiz de dois 3 (vezes), como é esta propriedade ? como achamo aquele resultado?

    • 10/05/2014 às 20:55

      Olá renato, foi utilizado a propriedade que relaciona radiciação a potenciação. Quando você transforma raiz em potência, o expoente do radicando vira numerado e o índice vira denominador da potência.
      Por exemplo: \sqrt[3]{5^2} é equivalente a 5^\frac{2}{3}. Observe que transformamos a raiz em potência com expoente fracionário, onde 2 que era expoente se torno numerador da fração e 3 que era índice da raiz ficou como denominador.

      Do mais, utilizamos as propriedades de multiplicação de bases iguais. Indico que você consulte livros de 7ª e 8ª para revisar essas propriedades.

  5. robert
    28/08/2013 às 1:25

    boa professor , parabens

  6. Jeptelson
    03/11/2012 às 1:14

    muitos facil pra mim

  7. Samuel
    22/07/2012 às 15:10

    Muito bom o exercício, não tem como não aprender parabéns.

  8. 28/01/2012 às 22:40

    Vllw pelo material professor ;D

    me ajudou cm algumas dúvidas !

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