Equação Exponencial
Para termos uma equação devemos ter uma igualdade, ou seja, “alguma coisa igualada à outra”.
E para ser equação exponencial devemos ter uma igualdade que tenha uma variável (normalmente x) colocada no expoente (potência). Para resolvê-las utilizamos métodos que se valem das propriedades que acabamos de estudar.
Não existe uma fórmula mágica para resolução de equações exponenciais, existe um objetivo a ser alcançado. Quando nos deparamos com uma equação exponencial devemos procurar um método de IGUALAR AS BASES de ambos os lados da igualdade. Isso mesmo, o objetivo é esse IGUALAR AS BASES. Veja abaixo vários exemplos resolvidos.
Esta é a nossa equação exponencial. Temos uma igualdade e veja que sua variável (x) está como expoente do termo à esquerda desta igualdade. Bom, o nosso objetivo é igualar as bases, vamos fatorar ambos os lados: |
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O lado esquerdo já estava fatorado. Agora temos os dois lados com a mesma base. Chegamos ao objetivo. Agora devemos “CORTAR” as bases de ambos os lados. | |
Pronto, com as bases “cortadas” mantemos os expoentes e calculamos uma equação do primeiro grau. | |
x=2 |
Esta é a solução!! |
Vejam agora um exemplo um pouquinho mais difícil:
O nosso objetivo é sempre o mesmo, igualar as bases. Vamos fatorar ambos os lados. | |
Temos agora que utilizar as propriedade de potenciação | |
Pronto, estamos com as bases iguais. Vamos cortar e resolver a equação do primeiro grau novamente. | |
2x-2=5 |
Aplicando as propriedades operatórias. |
2x=5+2 |
Esta é a solução |
Vamos aumentar mais uma vez o nível.
Novamente começamos fatorando. | |
Para igualar as bases, vamos aplicar as propriedades de potenciação e radiciação. | |
Com as bases iguais vamos operar os expoentes | |
Esta é a nossa solução x=4 |
Mais um exemplo um pouco mais difícil.
Este exemplo é um pouco mais difícil pois tem um expoento no expoente. Note que teremos que igualar as bases duas vezes. Preste atenção. Vamos fatorar | |
Agora podemos cortar as bases. Sobram os expoentes. | |
Temos outra equação exponencial. Novamente vamos fatorar e igualar as bases. | |
Corta-se as bases. | |
x+1=2 |
Esta é a nossa solução, x=1 |
Novamente vamos aumentar a dificuldade:
Como sempre, vamos fatorar. | |
Vamos aplicar as propriedades operatórias de potenciação para multiplicação e divisão de mesma base. | |
Pronto, objetivo alcançado. Cortando… | |
8x-7=x-3 |
Esta é a solução |
Agora com mais raízes.
Esta parece ser bem mais difícil, né?? Mas a dificuldade é a mesma, você precisa ter os mesmo conhecimentos para resolve-la. As bases já estão definidas, vai ser 2. O que devemos fazer é transformar o lado esquerdo em uma única raiz usando as propriedades de radiciação. Vamos primeiro trabalhar no 2 mais de dentro. | |
Agora é só fazer a multiplicação de potências de mesma base. | |
Uma raiz já foi. Vamos fazer a mesma coisa com as outras. | |
Mais uma vez para matar a última raiz. | |
Bases iguais, corta-las… | |
Agora é só operar e isolar “x”. | |
Esta é a nossa solução. |
Veja uma que precisa de Bhaskara para resolver:
Precisamos igualar as bases mas nenhum dos lados da igualdade pode ser fatorado. Iremos usar uma propriedade que aprendemos na lição passada: qualquer número elevado na potência zero vale 1 (Xo=1). Então o lado direito da igualdade pode ser 3o. | |
Agora com as bases igualadas vamos corta-las. | |
x2-x-6=0 |
Agora é uma equação do segundo grau. Aplicando Bhaskara achamos suas raízes. |
{-2 e 3} |
Esta é a solução, “x” pode ser qualquer um destes valores. |
Última agora
3·2x+3=192 |
A única diferença deste exemplo é que antes de fatorar para tentar igualar as bases temos que “passar” o três que está multiplicando para o lado direito dividindo. |
2x+3=192/3 |
Efetuando o cálculo |
2x+3=64 |
Agora sim!!! Fatoramos para igualar as bases. |
2x+3=26 |
Cortando… |
x+3=6 |
Esta é a nossa solução. |
Existem alguns tipos de equações exponenciais que necessitam de uma outra forma de resolução. Veja o exemplo:
2·22x-6·2x-8=0
Se quiséssemos simplesmente igualar as bases, não conseguiríamos (tente você), pois aquele número 8 está atrapalhando.
Para resolver esta questão temos que usar uma nova técnica. Esta técnica consiste em trocar a variável (calma lá, vou explicar direirtinho).
Esta equação pode ser escrita da seguinte forma sem perder seu valor:
2·(2x)2-6·2x-8=0
Agora que entra a nova técnica. Vamos substituir o valor de “2x“ pela variável “y” criada por nós. Veja como fica:
2x = y
2y2 – 6y – 8 = 0
Veja que caímos em uma equação do segundo grau.
Calculando as raízes por Bhaskara achamos y=4 e y=-1.
Atenção: aqui temos um pega-ratão, tem que ficar esperto! Estes valores (4 e -1) não são as respostas do problema, pois são os valores de “y“, a variável que nós criamos.
O problema pede os valores de “x”. Para acharmos os valores de “x” devemos calcular a igualdade2x=y com os valores de “y” que calculamos:
y = 2x4 = 2x22 = 2xx = 2 | y = 2x-1 = 2xEsta resposta não existe, pois não há nenhum expoente que possamos elevar o 2 e dê um resultado negativo, no caso -1. |
Portanto, a resposta é x=2
Tente resolver o próximo, depois veja a resolução abaixo (Gabarito é letra “D”).
1)(PUC-RS) A soma das raízes da equação é
(A) 10
(B) 8
(C) 4
(D) 2
(E) 1
Primeiro vamos organizar a equação de modo que fique mais fácil fazer a troca de variável:
Agora está pronta para trocar. Vamos dizer que 4x=y , trocando:
Aí está a equação do segundo grau que devemos calcular, mas antes vamos arrumá-la: tirar MMC …
Aplicando Bhaskara achamos as raízes {2 e 8} , olha o pega ratão!!! Estes são os valores de “y” , e o problema pede a soma dos valores de “x” , não vá marcar letra “A” . Para achar os valores de “x” devemos substituir o “y” na equação 4x=y que criamos no início:
4x=y x=1/2 |
4x=y x=3/2 |
Estas são as duas respostas, como o problema pede a soma:
1/2 + 3/2 = 4/2 = 2
Resposta certa letra “D”.
Refaça tais exemplos no seu caderno. No livro de Iezzi, vol. 2 (tem na Biblioteca do IFBA) tem outros exemplos semelhantes.
Nos link abaixo, você encontra mais resoluções de equações exponenciais:
Exercícios de Equações Exponenciais I
muito bom mesmo….
Muito bacana.
me perdoe, pois gostaria que me explicasse como se resolve esta equação 2 elevado à dois x menos 9.2elevado à x+8=0 e a outra seria 10.2 elevado à x+3=10. não sei se fui bem explicito, quanto a minha duvida, se puder me ajudar , agradeço de coração, valeu ..
amigo muito boa suas explicações,realmente aprendi bastante, apenas não entendi e olha que procurei em todos os site principalmente nas propriedades das radiciação e não conseguir uma maneira de entender o sexto exercicio o de raiz de dois 3 (vezes), como é esta propriedade ? como achamo aquele resultado?
Olá renato, foi utilizado a propriedade que relaciona radiciação a potenciação. Quando você transforma raiz em potência, o expoente do radicando vira numerado e o índice vira denominador da potência.
Por exemplo: é equivalente a . Observe que transformamos a raiz em potência com expoente fracionário, onde 2 que era expoente se torno numerador da fração e 3 que era índice da raiz ficou como denominador.
Do mais, utilizamos as propriedades de multiplicação de bases iguais. Indico que você consulte livros de 7ª e 8ª para revisar essas propriedades.
boa professor , parabens
muitos facil pra mim
Muito bom o exercício, não tem como não aprender parabéns.
Vllw pelo material professor ;D
me ajudou cm algumas dúvidas !